Wilson Moreira

Inserido por admin na categoria Amigos e Compositores.

Wilson MoreiraCarioca, nascido e criado no bairro de Realengo, foi um dos primeiros integrantes da bateria e da ala dos compositores da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, mas em 1968 transferiu-se para a Portela. Começou a compor nos anos 1950, e Antes assim foi sua primeira música gravada, pela cantora Leny Andrade.

Na década de 1960, compôs sambas-enredo vencedores e gravou seus primeiros discos. Integrou conjuntos como Cinco Só, Turma do Ganzá e Partido em Cinco. Emérito compositor de partidos-altos, entre seus maiores sucessos estão Mel e mamão com açúcar e Senhora liberdade, em parceria com Nei Lopes, que rendeu dois discos importantes para a história do samba. O primeiro, A arte negra de Wilson Moreira e Nei Lopes, lançado em 1980, contém clássicos como Goiabada cascão e Gostoso veneno. O segundo, O partido (muito) alto de Wilson Moreira e Nei Lopes, de 1985, traz Fidelidade partidária e Eu já pedi, entre outros. Os dois discos foram relançados em um CD pela coleção 2 em 1. Em 1986, gravou o primeiro LP individual, Peso na balança.

Na década de 1990, sua música passou a ser divulgada e admirada no Japão, e chegou a gravar um CD para a gravadora japonesa Bomba Records. Em março de 1997, Wilson Moreira sofreu um derrame que o deixou parcialmente imobilizado. Diversos shows foram realizados pelos colegas sambistas, com objetivo de arrecadar fundos para o tratamento do cantor e compositor, que aos poucos se recupera e já faz sambas em parceria.

Silas de Andrade gravou Wilson Moreira

LP Fruto da Raiz – 07- Mironga do mato (Wilson Moreira/ Nei Lopes) 

Comentários

seja o primeiro a comentar

Faça o seu comentário

* means field is required.

Nome *

E-mail *

Home Page